terça-feira, 10 de novembro de 2015

«Notícia» - Primeiras “Serranias” em alta

Uma estreia em grande, com muito público que ‘degustou’ os sabores e as tradições da primeira edição do festival “Serranias”, este fim-de-semana de 7 e 8 de novembro, em Soutosa, Moimenta da Beira. Houve cultura, apreço por memórias (matança do porco, etc.), gastronomia feita de gostos e paladares antigos (em potes de ferro e á lareira), um passeio pedestre pela serra e pelas margens do Paiva (que ali nasce perto), um magusto tradicional, concurso de fotografia muito concorrido, um lançamento de livro (Memórias da Maria Castanha, de Jorge Lage), actuação de orquestra (CemNotas), duas conferências - uma sobre a castanha e outra sobre o mel - e mais de 30 expositores de produtos artesanais. A fechar, música popular pelo Ruizinho da Penacova.
O festival “Serranias – Sabores e Tradições” foi organizado pelas Associações de Soutosa, Peva, S. Martinho e Segões, com o apoio dos “Baldios Terras de Aquilino Ribeiro”, da União das Freguesias de Peva e Segões e da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
Uma certeza ficou no fi m do certame: “para o ano, na segunda edição, o festival “Serranias” será ainda maior”, promessa solene da organização.
 Fonte: CMMB

Sem comentários: