quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

«Divulgação» - O itinerário da “Queima do Velho”

À porta de findar 2015, vamos dar as boas vindas a 2016. O ano velho, simbolicamente representado por uma figura de palha, será queimado ao som das doze últimas badaladas de 2015, já amanhã, 31 de dezembro. Antes, porém, o ‘velho’ cumprirá o ritual de percorrer um itinerário traçado pelas ruas da vila de Moimenta da Beira, que está plasmado no cartaz produzido para o efeito.  
A cerimónia do cortejo fúnebre, com o velho de palha no esquife, integra um falso padre e o cortejo das luminárias a ‘pingarem’ fogo. Tudo com música a preceito a ditar o ritmo e as carpideiras da ordem num berreiro pelo lusco-fusco fora. O povo, esse vai-se juntando ao longo do percurso e acompanha a marcha do princípio ao fim. O fogo ao velho é lançado logo que começam a ‘estalar’ as doze badaladas do relógio da torre da igreja matriz da vila. A organização é da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, com o apoio da Junta de Freguesia e da Cooperativa Agrícola do Távora. 
Para o ritual, a organização sugere que o povo traje roupa velha e vestida ao contrário. E que leve também espumante e bolo-rei para a festa que se seguirá depois da meia-noite.
A queima do velho é uma tradição celebrada como rito de passagem que simboliza a morte do ano velho, o fim do ano, e a entrada do novo.

Sem comentários: