quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

«Notícia» - Três novos serviços ‘simplex’ abrem segunda-feira na Câmara Municipal

Horário contínuo, Site novo e Balcão Único de Atendimento, são três serviços ‘simplex’ da Câmara Municipal de Moimenta da Beira que vão entrar em funcionamento a partir de segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016. Trata-se de mais um passo dado pela autarquia com vista à simplificação e modernização administrativa, que pretende reforçar a cultura de serviço público orientada para os cidadãos. E tudo com uma originalidade: o encaminhamento dos munícipes, no ‘hall’ de entrada dos Paços do Concelho, será feito por cidadãos com deficiência, mas capazes de, com dignidade, capacidade e responsabilidade, responderem às exigências das tarefas. É o resultado da parceria que o presidente da autarquia quis estabelecer com a “Artenave”, uma das instituições de bandeira do concelho que contribui, enormemente, para a promoção social das crianças, jovens e adultos, independentemente da origem e das características físicas, intelectuais e mentais de cada um.
O horário contínuo, nos serviços que fazem atendimento direto ao público, passará a funcionar das 9 às 16h30 e permitirá que os munícipes possam tratar de assuntos diversos, mesmo durante o período da hora do almoço. 
O novo Site (em www.cm-moimenta.pt) aparecerá com imagem contemporânea, interativa e virada para o futuro. Será mais funcional, apelativo e organizado com ferramentas de acessibilidade e maior oferta de conteúdos, tendo sido concebido de raiz para suportar dispositivos móveis (smartphones e tablets). Com o objetivo de chegar a um maior número de utilizadores, o novo Site privilegiará a interação com as redes sociais, a possibilidade de envio de newsletters e a integração de funcionalidades avançadas.
O Balcão Único de Atendimento funcionará numa sala à entrada do edifício dos Paços do Concelho, um espaço que proporcionará, aos cidadãos que procuram os serviços do Município de Moimenta da Beira, um atendimento personalizado e de qualidade, feito por uma equipa constituída por colaboradores qualificados, e centrado apenas no cidadão, organizando a informação e os serviços em torno das suas necessidades, prestadas naquele único local e preferencialmente num único momento. Será ainda um atendimento baseado na transversalidade de serviços, promovendo a sua articulação e cooperação, atendimento rápido para obtenção de informações e realização de prestações simples de diversos serviços num único local. O Balcão único permitirá ainda a desmaterialização dum conjunto significativo de documentos, e possibilitará também que os cidadãos acedam aos seus próprios processos, remotamente, sem terem que se deslocar à Câmara Municipal.
As obras do Balcão único de Atendimento custaram cerca de 400 mil euros, fruto da aprovação de uma candidatura feita pela autarquia ao Sistema de Apoios à Modernização Administrativa. A verba incluiu, além das obras de adaptação do espaço físico (177 mil euros), a aquisição de hardware (76 mil euros), de software (41 mil), software-intranet (18 mil), entre outros serviços técnico de apoio e implementação (70 mil).
Fonte: CMMB

Sem comentários: