domingo, 15 de maio de 2016

«Evento» - Apesar da chuva a Concentração de Telescópios voltou a ser um grandioso sucesso

Mesmo com as más condições meteorológicas que se fizeram sentir no fim-de-semana passado (7 e 8 de maio), a 5ª Concentração de Telescópios de Moimenta da Beira foi um êxito absoluto. Os números não enganam, confirmam o sucesso, já que das 315 pré-inscrições recebidas, incluindo-se a organização, estiveram presentes 248 participantes. Quanto ao número de Telescópios, estavam pré-inscritos 89, tendo mesmo assim respondido à chamada 61, incluindo os solares.
Toda a programação da tarde decorreu no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, que se encheu por completo, e onde decorreram memoráveis palestras proferidas por João Fernandes, do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra; José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro; Máximo Ferreira, do Centro de Ciência Viva de Constância; e de Carlos Herdeiro, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro.
Ainda durante a tarde, foi feita uma homenagem sentida a dois astrónomos amadores que faleceram recentemente: Alberto Fernando e João Alveirinho Correia, que tinham participado em anteriores edições da Concentração de Telescópios. O tributo foi prestado por Paulo Sanches, a alma do evento.
E porque a chuva não deu tréguas e o céu esteve sempre nublado, não foi possível a deslocação para o Santuário de S. Torcato, em Cabaços. Por isso, toda a programação e logística da noite foi transferida para a Escola Secundária, onde foi montado um plano B que permitiu realizar todas as atividades previstas, com exceção da Observação Noturna do Céu. Mesmo assim, e com a boa vontade de todos, os astrónomos presentes montaram os telescópios na Sala de Convívio dos alunos, que se encheu com mais de 50 de todos os tipos e tamanhos, o que permitiu uma agradável exposição e um aprazível convívio entre todos. Entre os telescópios expostos, estiveram os dois maiores do país pertencentes a astrónomos amadores. 
Para “mostrar” o Céu noturno aos presentes, foram instalados na Cantina dois Planetários Insufláveis, que em sessões de 20 minutos tentaram minimizar as contrariedades do tempo nublado e chuvoso da noite.
Terminou-se a noite com um pequeno espetáculo laser-musical e um brinde às Estrelas e aos Astrónomos, tendo sido tirada uma “foto de família” para memória futura.
Fonte: CMMB

Sem comentários: