segunda-feira, 29 de agosto de 2016

«Notícia» - Melhoramento da rede de transportes públicos em estudo

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira está a desenvolver um estudo “que pretende melhorar a mobilidade [urbana] dentro do concelho” e ainda as ligações de transportes públicos aos municípios vizinhos. O plano está ainda numa fase “embrionária”, sendo que as conclusões devem ser conhecidas lá para o final do ano.
Em cima da mesa está a eventual criação de um circuito urbano em que as populações de todas as freguesias poderão vir a ter “pelo menos um dia por semana uma carreira pública para a sede do concelho” e que poderá ser reforçada consoante a adesão das pessoas. A rede intermunicipal também poderá ser aperfeiçoada, num trabalho que será executado em parceria com os concelhos vizinhos.
A autarquia pondera ainda ter disponível um serviço de “transporte a pedido” que será feito “no caso de haver utilizadores que queiram usufruir desses circuitos”. “O objetivo é que as pessoas tenham a sua mobilidade facilitada podendo aceder aos serviços públicos, ao comércio e às atividades com maior facilidade.
Temos hoje uma camada da população envelhecida que tem por força desse envelhecimento uma grande dificuldade de mobilidade e que às vezes deixa de aceder aos serviços porque não tem transportes públicos e o nosso objetivo é criar essa resposta”, explica o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira.
Custos poderão ser partilhados
Quanto aos gastos da operação e aos preços que serão praticados, o autarca diz que nada está definido. “Há várias hipóteses em estudo. Pode haver um [modelo] misto em que os custos são suportados pelos utilizadores e pela autarquia.
É provável que a edilidade possa ter que suportar um custo social com este serviço, mas que os utilizadores também o custeiem. E não está de fora a hipótese de convidar a sociedade civil para aderir a este projeto, designadamente as empresas de comércio e serviços locais que de alguma forma também beneficiarão com esta possibilidade”, acrescenta o autarca.
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: