quarta-feira, 12 de outubro de 2016

«Divulgação» - “Pisa a pé” no lagar de pedra da Cooperativa Agrícola do Távora

Na próxima sexta-feira, 14 de Outubro, a partir das 18 horas, a Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira, vai realizar uma "pisa a pé" no lagar de pedra situado junto à antiga destilaria, uma estrutura antiga que desta forma vai regressar a tempos remotos. A iniciativa incluirá, fazendo jus à tradição, cantares ao toque da concertina e no final um "ceote", a refeição que era servida aos trabalhadores já depois da ceia. O objetivo é honrar esta "pisa" produzindo um vinho ‘Reserva’ que há-de sair para o mercado daqui a 4 ou 5 anos.

A lagarada à antiga é justificada pelas uvas que vão ser pisadas e que foram selecionadas a partir da casta tinta mais emblemática da região, a ‘Touriga Nacional’, muito ligada a vinhos que inspiram os costumes tradicionais.

Na vindima que está agora a terminar, a Cooperativa Agrícola do Távora recebeu dos seus 1.320 associados distribuídos por oito municípios, mais de sete mil toneladas de uvas nas suas duas adegas, em Moimenta da Beira e Armamar, que vão permitir produzir vinhos brancos e rosês de qualidade excelente, e tintos bastantes frutados e de muito boa qualidade. Uma razão mais que justificada para celebrar à moda de antanho.
Fonte: CMMB

Sem comentários: