quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

«Notícia» - Associação quer levar à AR discussão sobre descargas poluentes no Rio Paiva

A S.O.S. Rio Paiva - Associação de Defesa do Vale do Paiva disse hoje que tem em curso uma petição para poder levar à Assembleia da República o tema das descargas poluentes de que o Rio Paiva tem sido alvo.

"Temos a previsão de alcançar as cinco mil assinaturas até março. Este foi o número que definimos por objetivo para levarmos este assunto à Assembleia da República", revelou o presidente da associação, Sérgio Caetano.
Em declarações à agência Lusa, Sérgio Caetano explicou que a petição arrancou em novembro de 2016 e que já tem mais de mil assinaturas, figurando cerca de 700 `online` e mais de 300 em papel.
"Queremos que o Governo saiba realmente o que se passa no Rio Paiva. Nos últimos seis anos têm-se registado várias denúncias, que mereceram algumas contraordenações, mas ainda há uma deficiente fiscalização e o problema continua a persistir", sustentou.
De acordo com Sérgio Caetano, a associação a que preside pretende também apresentar ao Governo "um conjunto de medidas a implementar para resolver o problema das descargas poluentes no Rio Paiva".
"Defendemos o reforço dos meios de fiscalização e do SEPNA, o redimensionamento das ETAR e análises da água nas zonas balneares e aos efluentes das ETAR realizadas em dias aleatórios", acrescentou.
A par disto, pretendem ainda o desenvolvimento de um projeto de estudo, monitorização e aperfeiçoamento da fiscalização e tratamento das águas residuais no vale do Paiva, com base na Diretiva Quadro da Água.
Castro Daire e Vila Nova de Paiva têm sido os concelhos com registo de descargas poluentes, que os autarcas garantem que têm vindo a tentar resolver.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, José Morgado, recordou que, quando assumiu funções, em finais de 2009, encontrou "o Rio Paiva e os seus afluentes mortos", com "a ETAR principal a babar-se".
"Fizemos um investimento para requalificação e agora podemos dizer que o Rio Paiva está bom. Fazemos análises mensalmente, a montante e a jusante das ETAR, e todos os parâmetros definidos por lei são cumpridos", referiu.
No entanto, o autarca admitiu que "nem tudo se encontra a 100 por cento".
"Por isso, estamos a remodelar a ETAR principal e temos candidatadas três ETAR para os principais afluentes do Rio Paiva", informou.
Já o presidente da Câmara de Castro Daire, Fernando Carneiro, apontou que está tudo praticamente resolvido nesta matéria.
"Vamos ter uma nova ETAR que vem resolver o que ainda falta e que começará a ser construída dentro de pouco tempo. Vai levar 20 meses a sua construção, com a obra a ascender a seis milhões de euros", concluiu.
Com cerca de 110 quilómetros de extensão, o rio Paiva atravessa os concelhos de Viseu, Sátão, Vila Nova de Paiva, S. Pedro do Sul, Castro Daire, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Cinfães, no distrito de Viseu; e Castelo de Paiva e Arouca no distrito de Aveiro.
O Rio Paiva é um dos mais bem conservados rios da Europa e um destino de eleição para os amantes do turismo de Natureza.
Fonte: RTP

Sem comentários: