quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

«Alerta» - Chuva e vento pelo menos até domingo

Os dados mais recentes mostram que o tempo instável deverá continuar nos próximos dias, devendo também sofrer um agravamento que deverá afetar Moimenta da Beira e a região. Tal dever-se-á à passagem de sucessivos sistemas frontais, provenientes do Atlântico. O efeito das referidas depressões deverá já começar a fazer-se sentir a partir do fim do dia de hoje, quarta-feira, 1 de Fevereiro, com chegada de precipitação. Assim, segundo a Ibermeteo, até domingo, dia 5, teremos:

Para amanhã, quinta-feira, dia 2, espera-se um dia com precipitação, que deverá ser em geral moderada, devendo também ser por vezes persistente, em especial durante a manhã. Para este dia, especial destaque para o vento, que deverá por vezes ser forte e com valores de rajada máxima que podem já superar os 90km/h, em especial nas zonas mais altas do concelho de Moimenta da Beira, como a Serra de Leomil, Alvite, S. Torcato, Peravelha, Caria ou S. Martinho.

Para sexta-feira, 3, esperam-se condições ainda mais adversas, tanto a nível de vento como de precipitação. Deste modo, espera-se mais um dia com precipitação que, pode por vezes ser forte e persistente, em especial na madrugada e no fim do dia. Os acumulados poderão superar os 10mm em menos de 3horas (podendo no limite ser próximos de 20mm em menos de 3horas), devendo aproximar-se/rondar os 50 a 60mm em 24horas. Será também mais um dia com vento forte, pontualmente muito forte, em especial nas zonas montanhosas e mais altas (acima mencionadas), onde os valores de rajada máxima podem atingir os 100 a 110km/h. Os períodos com vento mais intenso deverão também ocorrer na madrugada de sexta e ainda na noite de sexta para sábado.

Para sábado e domingo ainda se espera tempo instável, mas deverá ser menos adverso do que para sexta-feira. Ainda assim, a precipitação prevista pode ainda ser pontualmente forte (em especial na madrugada de sábado), podendo novamente verificarem-se acumulados superiores a 10mm em menos de 3horas e que podem rondar aproximar-se dos 30mm em 24horas, entre a madrugada de sábado e domingo. Volta também a estar previsto vento por vezes forte, com o valor da rajada máxima a poder aproximar-se/rondar os 80 a 90km/h nas zonas montanhosas acima mencionadas. O estado do tempo deverá começar a melhorar com o avanço do dia de domingo.

Sem comentários: