terça-feira, 30 de maio de 2017

«Notícia» - Desenvolvimento sustentável no Alto Douro Vinhateiro é tema de encontro internacional

O Alto Douro Vinhateiro acolhe de 8 a 10 de Junho um encontro internacional onde os objectivos de desenvolvimento sustentável – Agenda 2030 serão as temáticas em análise. Participam representantes de mais de 10 países europeus e do mundo lusófono.
Este fórum, que decorrerá em Lamego e Vila Real, enquadra-se no âmbito das actividades da World Generation Week, e conta ainda com a participação do Turismo de Portugal, Redes de Aldeias e Comissão Nacional da Unesco. Será um espaço de apresentação e debate em várias áreas com vista a novas possibilidades de cooperação.
A World Generation Week, vai estender-se pelos meses de Julho, Agosto e Setembro com muitas mais iniciativas nos concelhos do Douro, nomeadamente em Tarouca, Tabuaço, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães, São João da Pesqueira e Moimenta da Beira.
Com este conjunto de eventos, cumpre-se mais uma etapa do projecto “Douro em Movimento – Aldeias com Vida” financiado pelo Programa Operacional do Norte 2020, com o apoio da entidade gestora, CCDR-N  e dos sete municípios que integram o projecto.
A sessão de abertura do encontro ficará a cargo da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, bem como do presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, e António Ponte da Direção Regional da Cultura do Norte.
O programa prossegue no dia 9, no Teatro de Vila Real, destacando-se durante a manhã o painel Redes de Aldeias, que reúne as Aldeias Vinhateiras do Douro, Rede das Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas de Portugal. À tarde, o tema boas práticas e desafios dos Sítios Classificados pela Unesco junta representantes de Patrimónios Mundiais da Unesco, entidades que se debruçam sobre o património e a lusofonia.
Antes do encerramento, no dia 10 de Junho, será debatida a importância da comunicação na valorização dos Patrimónios Mundiais”, bem como está agendada a apresentação da carta de cooperação.
Fonte: turisver.com

Sem comentários: