terça-feira, 6 de junho de 2017

«Divulgação» - Escritor neorrealista Afonso Ribeiro homenageado em Moimenta da Beira

O escritor neorrealista Afonso Ribeiro vai ser homenageado no sábado na sua terra natal, a aldeia de Vila da Rua, no concelho de Moimenta da Beira, no âmbito de um projeto escolar.

O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, a Biblioteca Escolar e o 10.º e 11.º anos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde estão envolvidos no projeto, que é um tributo ao escritor que nasceu em 1911 e faleceu em 1993.
"O objetivo do projeto é chamar a atenção da comunidade local para pessoas com valor no campo da literatura e que, às vezes, são desconhecidas até na própria terra", explicou à agência Lusa o diretor do agrupamento de escolas, Alcides Sarmento.
No seu entender, Afonso Ribeiro, precursor do movimento neorrealista em Portugal, ainda é desconhecido, "apesar dos esforços da Câmara e da escola para o divulgar".
O programa de sábado, que quer divulgar o escritor sobretudo junto dos mais jovens, inclui a leitura de textos da sua obra, uma tertúlia e a apresentação de trabalhos, entre outras iniciativas.
Afonso Ribeiro publicou 14 livros, entre contos, romances e dramaturgia, de que é exemplo "Ilusão na Morte" (1938), considerado a primeira manifestação da nova corrente literária.
Alcides Sarmento explicou que será dado destaque à obra "Aldeia", que é "de fácil leitura e cujo cenário é a própria aldeia de Vila da Rua", onde há um espaço dedicado ao escritor.
"Os alunos já fizeram a leitura, pelo menos, de extratos e vão visitar alguns dos lugares descritos por ele, como a fonte de mergulho e o forno comunitário", exemplificou.
Da obra do escritor, Alcides Sarmento destacou também a trilogia "Maria", que aborda "as agruras da vida de uma serviçal doméstica", e o livro de contos "Povo", com capa de Júlio Pomar.
"O povo é mesmo a preocupação do Afonso Ribeiro. O sofrimento do povo, que era espezinhado no período do Estado Novo", acrescentou.
Convicto de que "na educação não se podem esperar transformações para amanhã, há que trabalhar no longo prazo", o responsável considerou que "o que interessa é que os alunos percebam que os escritores não são pessoas distantes, são pessoas que habitaram nos mesmos lugares que eles", e fiquem despertos para "lerem mais um bocadinho de Afonso Ribeiro".
Afonso Ribeiro é considerado autor pioneiro do movimento neorrealista, uma corrente literária do século XX marcada por ideologias políticas que descreviam a veracidade social das classes trabalhadoras.
Por exemplo, o escritor defendia que se devia olhar para o mundo rural com outros olhos.
"Mundo muito mal feito. Uns com tudo e outros sem nada. Homens trabalhando para outros homens, como servos. Será sempre assim?", questionou, na obra "Ilusão na Morte".
Fonte: RTP.pt

Sem comentários: