sábado, 21 de outubro de 2017

«Notícia» - Nova secretária de estado para a cidadania e a igualdade já viveu em Moimenta da Beira

A nova secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, que toma posse este sábado, era desde 2016 técnica especialista para a área da igualdade de género e cidadania no gabinete do ministro Adjunto Eduardo Cabrita.

Vereadora da oposição, na Câmara Municipal de Viseu, eleita em 2013, nas listas do Partido Socialista, termina o mandato na próxima segunda-feira, dia em que toma posse o novo executivo saído das últimas eleições autárquicas, de maioria social-democrata. Em 1 de outubro foi eleita para a Assembleia Municipal de Viseu na lista do PS. 

Rosa Monteiro, de 44 anos, é licenciada em sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, mestre em ‘famílias e sistemas sociais’ e doutorada em ‘sociologia do Estado, Direito e Administração’ (2011), pela na Faculdade de Economia de Coimbra, com uma dissertação sobre ‘Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses’.
Rosa Monteiro, sucede a Catarina Marcelino à frente da secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, que dependia do ministro Adjunto, mas que nesta remodelaçao transita para a tutela de Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, que em 2015 encabeçou a lista dos candidatos a deputados do Partido Socialista no distrito de Viseu. 

Rosa Monteiro é professora no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (instituição à qual também está ligada Maria Manuel Leitão Marques), no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades.

Rosa Monteiro, que é especialista em igualdade de género e estudos sobre as mulheres, reconhecida pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género, tem desenvolvido projetos de investigação e de investigação/ação no domínio das políticas locais de igualdade, dos mecanismos oficiais para a igualdade, e das migrações.

Entre 2012 e 2015, Rosa Monteiro foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, é membro das associações portuguesas de Estudos sobre as Mulheres e de Sociologia e tem participado e/ou coordenado projetos científicos como o Mundificar (para a integração de imigrantes na região de Viseu) ou para a implementação da integração de género na gestão, através de planos municipais, entre outros.

Natural de Coimbra, reside em Viseu e já viveu em Moimenta da Beira. 
No Jornal do Centro assina uma coluna mensal de opinião. Na edição desta sexta-feira, 20 de outubro, publica um artigo sobre "Educar para a cidadania". 
Rosa Monteira é a mais um membro do Governo, o segundo, que António Costa vem buscar aos vereadores que o PS elegeu para a Câmara de Viseu em 2013. Também João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, desde abril de 2016, fez parte da lista socialista então encabeçada por José Junqueiro.   
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: