sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

«Notícia» - Vento, chuva e possibilidade de queda de neve na madrugada/manhã de segunda-feira

A previsão indica que o estado do tempo deverá sofrer um agravamento bastante significativo entre domingo e segunda-feira, dias 10 e 11 de Dezembro, fruto da passagem de um sistema frontal frio com elevada atividade. Os efeitos de tal sistema frontal deverão fazer-se sentir em toda a região de Moimenta da Beira, quer a nível de precipitação, quer a nível de vento, em especial nas zonas mais montanhosas. Ainda nos pontos mais altos, há possibilidade de queda de neve na madrugada/manhã de segunda-feira, dia 11. O período mais crítico, porém, deverá ocorrer entre o fim da tarde de domingo, dia 10 e a madrugada/manhã de segunda-feira. As previsões são da Ibermeteo.
A nível de precipitação, esperam-se acumulados significativos em intervalos de 24horas (entre o fim da tarde de domingo e a manhã de segunda-feira), que podem rondar/ultrapassar ligeiramente os 50mm. Além dos acumulados elevados em 24horas, esperam-se também acumulados elevados em curtos períodos, podendo registar-se acumulados perto de 20mm em intervalos de até 3horas. Referência ainda para o facto de, na madrugada/manhã de segunda-feira, poder ainda ocorrer algum aguaceiro/precipitação, que poderá ser de neve acima dos 800-900m de altitude, ou seja, poderá já ocorrer queda de neve nos pontos mais altos da região, tais como S. Martinho, Caria, Alvite, Peravelha, S. Torcato e sobretudo Serra de Leomil.
Esperam-se também condições bastante adversas a nível de vento, sendo que se espera, também no período acima mencionado, vento forte, pontualmente muito forte. As zonas montanhosas atrás referidas serão aquelas onde os valores de rajada máxima deverão ser mais elevados, podendo ser próximos de 100-120km/h.
Tendo em conta o padrão previsto recomenda-se a atenção para as seguintes situações:
1) Possibilidade queda/voo de alguns objetos, como ramos ou outros objetos leves/em suspensão, fruto do vento intenso;
2) Possibilidade de pequenas inundações/subida de cursos de água, fruto da elevada quantidade de precipitação prevista;
3) Especial cuidado e atenção na condução, quer por efeito do vento, quer por efeito da precipitação

Fonte: CMMB

Sem comentários: